Saiba o que fazer se a empresa não depositou seu FGTS

Saiba como agir se a empresa não depositar corretamente seu FGTS

Related image
Depois de sair da empresa, o trabalhador tem até dois anos para entrar na Justiça cobrando seus direitos trabalhistas, inclusive o FGTS que não foi depositado. Fique de olho!

Não fazer os depósitos do FGTS da maneira devida é uma infração prevista em lei. Todos os empregadores são obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, um valor correspondente a 8% do salário pago a cada trabalhador até o dia 7 de cada mês. Quando a data não for dia útil, o recolhimento deve ser antecipado

Trabalhador tem até dois anos para entrar na Justiça cobrando seus direitos




Você sabe se a antiga empresa que te contratou, depositou corretamente o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Se você ainda tem dúvidas, a principal recomendação é agir rapidamente para não perder seus direitos.
1. Procure a empresa
O primeiro passo é tentar entrar em contato com a empresa que te contratou, para saber se foi feito ou não o depósito do FGTS. Segundo o Ministério do Trabalho, se o pagamento não foi feito, o trabalhador pode apresentar uma denúncia ao sindicato representante de sua categoria, ir à Superintendências Regional do Trabalho e denunciar o empregador, entrar em contato com o Ministério Público do Trabalho ou abrir uma ação na Justiça.
2. Prazo para cobrar a Justiça é de 2 anos
Depois de sair da empresa, o trabalhador tem até dois anos para entrar na Justiça cobrando seus direitos trabalhistas, inclusive o FGTS que não foi depositado. Outra informação importante é que o trabalhador só pode cobrar até cinco anos de FGTS não depositado, mesmo que tenha trabalhado por mais tempo na empresa.
Essa regra passou a valer em novembro de 2014, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, era possível pedir os últimos 30 anos de atraso.
Image result for gifs dinheiro caindo
3. Fiscalização por órgãos públicos
Denunciar a falta de pagamento ao sindicato que representa sua categoria pode ser uma boa opção. Assim, o Ministério do Trabalho pode fazer uma fiscalização e a empresa ainda pode ser obrigada a depositar o FGTS. Se isso acontecer, o dinheiro é repassado ao trabalhador.
Além das denúncias, a auditoria fiscal do trabalho realiza o confronto de informações em sistemas como Rais (Relação Anual de Informações Sociais), Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), eSocial e seguro-desemprego com os dados da Caixa.
4. Atente-se!
Sempre acompanhe se seu empregador tem depositado os 8% do FGTS. E caso saia do emprego por qualquer motivo, confirme assim que possível se a empresa fez todos os depósitos corretamente.
Segundo a Caixa, o trabalhador pode fazer a consulta dos pagamentos pelo site e agências da Caixa, pelo próprio aplicativo do FGTS (disponível para iOS, Android e Windows Phone), usando o Cartão do Cidadão nos caixas eletrônicos, por SMS, por extrato bimestral encaminhado pelos Correios e pela Internet Banking (para clientes da Caixa).

Image result for gifs dinheiro caindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pela legislação atual (Lei 8.213, de 1991), o direito aos auxílios só é concedido nos casos de adoção de crianças de até 12 anos. O texto estende para os adotantes de adolescentes a garantia ao salário-maternidade durante 120 dias