checar se o dinheiro público está sendo bem gasto? Aqui vão algumas dicas

6 dicas para fiscalizar o governo e os políticos

#PraCegoVer Fundo azul e ilustração de um homem segurando uma lupa. Texto na imagem: FISCALIZE JÁ! 6 dicas para fiscalizar os governos e os políticos
Informe-se: Leia notícias em fontes confiáveis.
Siga governos e políticos nas redes sociais: é um jeito simples e eficaz de ficar de olho no que o governo está fazendo
Fique de olho nos portais da Transparência: Por lei, todos os órgãos públicos devem disponibilizar dados sobre despesas, folha de pagamento, licitações, etc.
Use a Lei de Acesso à Informação: Caso não encontre algum dado de que precisa, solicite-o com base na LAI (Lei 12.527/2011).
Acompanhe sites de fiscalização: Há várias organizações e sites dedicados à fiscalização do governo.
Participe dos conselhos municipais: Há conselhos que fiscalizam o sistema de Saúde; a Alimentação Escolar; o Bolsa Família; o Fundef e a Assistência Social.

Qual o caminho das pedras para fiscalizar as ações do governo, para ficar de olho no cumprimento de promessas e para checar se o dinheiro público está sendo bem gasto? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar o cidadão a cumprir o seu papel:

Resultado de imagem para gifs politicosImagem relacionada
1 – Informe-se
Ficar por dentro de tudo é o primeiro passo para a fiscalização. Leia as notícias; navegue pelos sites oficiais dos órgãos públicos; saiba quem são as autoridades; conheça a Constituição e as leis, para saber quais são os seus direitos e deveres; aprenda sobre as políticas públicas; estude um pouco de História do Brasil; intere-se sobre as principais discussões de interesse da sociedade.

2 – Siga o governo e os políticos nas redes sociais
Como são um importante instrumento de comunicação com a sociedade, as redes sociais são uma forma simples e eficaz de ficar de olho no que o governo está fazendo. Ali você pode acompanhar as principais questões em debate, os principais atos, o que há de mais relevante na agenda. E, como é possível comentar, pode dar sua opinião. 
Para facilitar seu trabalho, você pode seguir estas listas no Twitter, que contém:
Fique de olho principalmente nestas páginas do Facebook:
Senado Federal: página oficial de veiculação de informações sobre o que é votado e discutido no Senado Federal.
Câmara dos Deputados:  Página oficial de veiculação de informações sobre o que é votado e discutido na Câmara dos Deputados.
STJ: página oficial do Superior Tribunal de Justiça.
Palácio do Planalto: Principal página da Presidência da República
Ministério da Transparência: página oficial do ministério que hoje engloba a antiga Controladoria Geral da União
AGU: página oficial da Advocacia Geral da União
CNJ: página oficial do Conselho Nacional de Justiça
TSE: página oficial do Tribunal Superior Eleitoral
MPF: página oficial do Ministério Público Federal
Polícia Federal: página oficial da PF
Imagem relacionadaResultado de imagem para gifs politicos
- Páginas dos Ministérios: cada ministério (e até alguns programas governamentais) tem sua própria página. Os links podem ser encontrados na página do Palácio do Planalto, no box “Curtidas desta Página”.
- Agências reguladoras: ANAAnatelAnacAncine.
- Assembleias Legislativas: as assembleias estaduais também têm suas páginas.
- Câmaras de Vereadores: hoje, a maioria das câmaras de vereadores também têm páginas.
Imagem relacionadaImagem relacionada
3 – Fique de olho nos Portais da Transparência
Por lei, todos os órgãos públicos devem ter portais da transparência onde são disponibilizados dados sobre orçamento, despesas, pagamento de funcionários, licitações, convênios, etc. É uma das mais importantes ferramentas de fiscalização, pois permite acesso rápido a muitas informações importantes como as compras que os governos fazem, quanto é pago, com o quê se gasta mais, etc. Veja o Portal da Transparência do Senado.
Imagem relacionadaImagem relacionada
4 – Use a Lei de Acesso à Informação
Caso alguma formação específica que você deseja não esteja disponibilizada no Portal da Transparência, pode ser feito uma solicitação com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). Em geral, nos Portais da Transparência deve ser disponibilizado um formulário para que o requerimento seja feito. E, desde que não seja dado sigiloso, o governo é obrigado a atender.
5 – Acompanhe os sites de fiscalização
Existem diversas instituições e sites dedicados à fiscalização do governo. Acompanhá-los já é uma forma de ficar por dentro e de aprender com seu trabalho. Veja alguns dos principais (lembrando que há outros):
6 – Participe dos conselhos municipais de controle social
Nos municípios, há diversos conselhos cuja função é fiscalizar a execução de políticas públicas. Eles são compostos por pessoas indicadas pelo poder público e pela sociedade. Há o Conselho Municipal de Saúde; Conselho de Alimentação Escolar; Conselho de Controle Social do Bolsa Família; Conselho do Fundef e Conselho de Assistência Social. Você pode saber mais sobre eles aqui.
Dica Bônus: O Ministério da Transparência tem uma página que ensina a fiscalizar ações governamentais
Na estrutura do próprio governo federal existe o Ministério da Transparência, cuja função é fiscalizar o governo internamente. Em seu site oficial, o órgão disponibiliza algumas dicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pela legislação atual (Lei 8.213, de 1991), o direito aos auxílios só é concedido nos casos de adoção de crianças de até 12 anos. O texto estende para os adotantes de adolescentes a garantia ao salário-maternidade durante 120 dias